terça-feira, 2 de outubro de 2012

Diálogos sobre Pesquisa em Mídia e Cotidiano acontece essa semana na UFPB


Diálogos sobre Pesquisa em Mídia e Cotidiano” acontece desta quarta (3) até sexta (5), no auditório 412, no CCHL, Campus I; realização do Grupecj

Com foco nos estudos e pesquisas sobre as interfaces entre o cotidiano e o jornalismo, o Grupo de Pesquisa sobre o Cotidiano e o Jornalismo (Grupecj) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) comemora 10 anos de fundação com a realização do seminário “Diálogos sobre Pesquisa em Mídia e Cotidiano”. O evento acontece desta quarta-feira (3) até sexta-feira (5), no auditório 412, do Centro de Ciência Humanas e Letras (CCHL) da UFPB, com programação nos dois turnos.

No primeiro dia, a programação abre às 14h30 com exibição de um documentário sobre os 10 anos do Grupo e palestra do professor Wellington Pereira, coordenador do Grupecj, e do professor Henrique Magalhães, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB, além de lançamento de livros.

No dia 04, o evento começa às 9h com palestra do professor Luís Martins, da Universidade de Brasília (UnB), sobre ‘Imprensa, cidadania e cotidiano’. Às 14h30, os comunicadores Daniel Abath, Geanne Batista,Patrícia Monteiro e Sérgio Melquior participam da mesa redonda sobre ‘Metodologias de pesquisa em Mídia e Cotidiano’.

Na sexta-feira pela manhã, a professora Cristiane Freitas, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), profere palestra sobre ‘Interações metodológicas em pesquisas sobre o cotidiano: cinema, imaginário e cultura’. Às 14h30, o seminário entrega o Prêmio de Incentivo à Pesquisa no Nordeste, com homenagem ao professor Luís Custódio, da Universidade Estadual da Paraíba.

Criado em março de 2002 pelo professor Wellington Pereira, em uma década o Grupecj conta com oito livros lançados e credibilidade e reconhecimento que lhe renderam alguns prêmios, entre eles: o Rumos Itaú Jornalismo Cultural (2007/2008) e o Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação (2008). O Grupo é composto por olhares múltiplos que revelam o cotidiano como espaço de referência para (re) construção e (re) leituras de diversos objetos com interface mídia e cotidiano.

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira 03/10

14h 30- Abertura
Exibição do Documentário sobre os 10 anos do Grupecj
Mesa com o Prof. Dr. Wellington Pereira (coordenador do Grupecj) e o Prof. Dr. Henrique Magalhães (coordenador do PPGC-UFPB).
Lançamento de livros

Quinta-feira 04/10

9h - Palestra com o Prof. Dr. Luís Martins (UNB)

Tema: Imprensa, cidadania e cotidiano

14h30- Mesas redondas

Tema: Metodologias de pesquisa em mídia e cotidiano

Participantes: Daniel Abath, Geanne Batista, Patrícia Monteiro e Sérgio Melquior

Sexta-feira 05/10

9h- Palestra com a Prof.ªDrª. Cristiane Freitas (PUCRS)

Tema: Interações metodológicas em pesquisas sobre o cotidiano: cinema, imaginário e cultura

14h30- Prêmio de Incentivo à Pesquisa no Nordeste
Homenagem ao professor Luís Custódio (UEPB)

Minicurrículo dos palestrantes:

Cristiane Freitas Gutfreindé doutora em Sociologia pela Universidade de Paris 5 (Sorbonne), professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e coordenadora do departamento de Ciências da Comunicação da PUCRS, pesquisadora do CNPq e editora da Revista Famecos. Membro da AssociationFrançaisedesEnseignantsetChercheursduCinéma et de l’Audiovisuel. Possui vários artigos publicados em revistas científicas sobre Teorias do Cinema, História e Comunicação.



Luiz Martinsda Silva é doutor em Sociologia pela UnB/ Universidade de Nova Lisboa. Coordenador do projeto de extensão SOS-Imprensa. Integra a Linha de Pesquisa Jornalismo e Sociedade na UnB com o projeto A Ideia do Pós-jornalismo (Bolsa PQ-CNPq). Atua nas áreas de Comunicação e Mobilização Social, Comunicação Pública, Jornalismo Público e Leitura Crítica da Mídia.



Contatos:

Professor Wellington Pereira coordenador do Grupecj – telefone (83) 3226-4484

Assessoria de Comunicação - Renata Escarião – email: renataescariao@gmail.com

Blog do Grupecj: http://grupecjufpb.wordpress.com/

Página no Facebook: http://www.facebook.com/grupercj10anos

Fonte: Agência de Notícias da UFPB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça o Blogueiro

Minha foto

Jornalista (em formação), Graduando do Curso de Arquivologia da UEPB e Jornalismo na UFPB.