terça-feira, 15 de novembro de 2011

Conheça o Tumblr


Para um jornalista ser atualizado ele tem que conhecer (ou pelo menos tentar conhecer) todos os meios de comunicação onde ele poderá disseminar a sua informação. Atualmente o mundo virtual está sendo dominada pelos blogs (blogosfera) e por isso quem trabalha com comunicação deve conhecer esses novos modos de expandir conhecimento informacional.

Nesse novo estilo de disseminação das informações há várias plataformas disponíveis para trabalhar e montar um blog,  desde as gratuitas como o Blogger do Google, e o Wordpress (.com) ou as que requerem plano pago de hospedagem, como o Wordpress (.org), Joomla, entre outras.  Uma dessas plataformas vem ganhando vários adeptos é o chamado Tumblr (lê-se Tâmbler).

O Tumblr foi criado em 2007 e para alguns é um microblog, mas na verdade mais parece um mini-blog, além disso ele também serve como redes sociais onde usuários podem interagir entre si dentro da plataforma. Com apenas 4 anos de existência já superou em números de usuários a plataforma Wordpress (.com)  e atualmente dispões de mais de 20 milhões de blogs. Dentro dessa rede social/mini-blog é possível usar serviço de feed e analisar as métricas pelo google adsense além de diversas técnicas inovadoras para imagens, vídeos, textos e links.  Pode ser integrada a outras redes sociais como twitter e facebook e personalizar as páginas estáticas. Não devemos desprezar o número de usuários que o Tumblr tem, só no Brasil são mais de 2 milhões de usuários, você pode usá-lo para divulgar o seu blog principal tendo em vista que o mini-blog tem um sistema de Follow nos links.

Dicas para quem após esse post testará o tumblr

  • Siga e você será seguido, ao seguir um blog os posts dele aparecerão na área de administração do seu Tumblr, também é possível escolher blogs por assunto.
  • Você pode "Reblogar" as informações de outros blogs, isso funciona como um Retweet.
  • Um Tumblr pode ter vários administradores, fazendo com que o blog tenha mais posts.
  • A opção Chat faz com que após cada postagem você possa conversar com seus amigos/seguidores sobre ela.

Inove e surpreenda a todos e a você mesmo.

Um comentário:

  1. Muito legal o blog! gostei bastante!

    @rafa_reporter
    in-parcial.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Conheça o Blogueiro