segunda-feira, 19 de março de 2012

Crítica: Vestindo a camisa da Empresa


No primeiro período do curso de jornalismo, mais especificamente na matéria de introdução a comunicação, aprendi que o jornalista deve expor os fatos verídicos e de preferência com imagens. Também aprendi que independente do posicionamento de sua empresa, o jornalista deve ser coerente e coeso para com o público. Não devemos "vestir a camisa da empresa", o profissional que tenta de alguma maneira beneficiar ou fazer aquilo que é mandado sem averiguar os fatos se torna um profissional fraco no mercado de comunicação.

Eu, um estudante de comunicação não poderia entrar em confronto com uma empresa de tamanho porte, muitas pessoas tem a utopia de querer trabalhar na emissora. Eu gostaria sim de trabalhar em uma emissora, mas só se for para mostrar informações coerentes com os fatos.

Tenho que admitir que sempre gostei da TV Cabo Branco pela sua forma ética de mostrar conteúdo, mas que para mim anda perdendo a credibilidade por tentar atacar sempre o governo. Um profissional de comunicação deve ser respeitado e querido em todos os âmbitos, mostrar fatos e argumentos para ele.

Vejam o vídeo abaixo:


Ano passado a emissora mostrou em rede nacional a morte de um paciente no hospital de traumas, semana passada enviou matéria sobre os concursados que não foram contratados aqui na Paraíba. Fico imaginando se na Paraíba não tem nada melhor para ir para a rede nacional, será que aqui só tem morte, destruição e desemprego?

O nordeste já não tem a imagem tão boa, e as matérias que andam colocando no ar só ajudam nesse preconceito. Certa vez cheguei a perguntar a um profissional de lá que atende pelo sobrenome Cerqueira, ele apenas me disse: "Você não sabe de nada sobre matérias nacionais, quando eu for seu professor eu faço você entender". A verdade é que com um professor desses eu nem me matricularia na matéria, ele é um ótimo profissional, mas tem que aprender que não é por você estar onde está que deve distratar os demais.

Eu estava vendo a posse dos novos concursados ao vivo pela internet, e vi todo o movimento que ocorreu naquele evento. O governador não foi vaiado pelos professores, pelo contrário foi aplaudido por eles e ainda fez um discurso contra os baderneiros que tentaram invadir o evento, sem sucesso os manifestantes foram expulsos pelos próprios professores.

Vejam o vídeo completo e sem cortes e edições: 



Jornalismo de qualidade, está em falta na Paraíba. Um eventos desses deveria ter uma câmera da TV Cabo Branco filmando, contra imagens e fatos não há argumentos.

"Ouviu algo de alguém, procure a fonte. E só acredite se mais de uma pessoa disser o mesmo, depois questione se aquilo é interessante e só depois mande a matéria ao ar." Wendell Rodrigues, Jornalista. (Em um palestra que deu em João Pessoa em comemoração ao dia do jornalista)

Um comentário:

  1. A ética passou longe da Tv Cabo Branco, a manipulação passou perto.Por mais que você não goste do governo, ou esteja intrigado, não vale a pena tentar enganar os telespectadores com isso. Vergonha é o que eu senti ao ver essa palhaçada toda. Eu não votei em RC e nem por isso sairei o criticando e falando mal por aí, se a maioria votou nele, o que posso fazer?! Enfim, isso é um voto de repúdio.

    ResponderExcluir

Conheça o Blogueiro